Oradores convidados

Enda Hayes

Enda Hayes

Sessão | Ciência, Tecnologia e Inovação

O Professor Enda Hayes tem mais de vinte anos de experiência de trabalho na área ambiental, especializando-se na qualidade do ar e na gestão do carbono. O seu trabalho inclui colaborações com governos locais, nacionais e internacionais em diversas iniciativas científicas e políticas, envolvendo entidades como o Governo do Reino Unido, o Governo da África do Sul, a Agência de Proteção Ambiental da Irlanda, a Agência Europeia do Ambiente e a Comissão Europeia. Nos últimos anos, o seu trabalho tem-se centrado cada vez mais na forma como a qualidade do ar e as pressões ambientais são distribuídas de forma desigual entre diferentes comunidades. Investiga as dimensões sociais da exposição à poluição, analisando de que modo a desigualdade, a experiência vivida e as características de lugares específicos influenciam a vulnerabilidade das pessoas a uma má qualidade do ar e a outros fatores de stress ambiental.

Massimo Zortea

Massimo Zortea

Sessão | Planeamento, governação e justiça ambiental

Massimo é advogado e professor universitário. Dedica-se ao direito e às políticas ambientais e energéticas, com longa experiência em desenvolvimento sustentável e cooperação ambiental internacional. Está habilitado a exercer nas Jurisdições Superiores italianas e é membro fundador e CEO do escritório de advogados SAFE Green (www.safegreen.it ). Leciona na Universidade de Trento, onde é responsável pelas unidades curriculares “Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável Internacional” e “Governança e Processos Participativos”. Colabora ainda com várias instituições de ensino superior na área ambiental. É membro do Comité Científico da Cátedra UNESCO em Engenharia para o Desenvolvimento Humano e Sustentável da UniTrento. Fundou a Green VIS (Roma), um grupo de trabalho que aplica a Abordagem de Integração Ambiental na cooperação internacional. Foi coordenador científico da Escola AFA (Formação Superior Agroalimentar, Bari). Está envolvido há mais de trinta anos em diversas entidades do Terceiro Setor, incluindo em cargos de direção, nomeadamente como presidente da VIS. É autor de vários livros, estudos e artigos sobre temas ambientais.

Heloísa Oliveira

Heloísa Oliveira

Sessão | Acesso à informação, participação pública, educação e consciencialização ambiental

Heloísa Oliveira é doutorada em Direito (2020) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com uma tese sobre dano ambiental, instituição onde é também Professora Auxiliar. É investigadora no Lisbon Public Law Research Center, onde é investigadora principal dos projetos Legal Roadmap for Sustainability e Climate Litigation Observatory, e consultora do Serviço Jurídico do Governo Português. A sua investigação incide sobre o direito do ambiente numa perspetiva de direito administrativo, internacional, da União Europeia e de direitos fundamentais. Atualmente, centra-se na transição para a economia circular e na litigância climática. Participou em numerosos encontros científicos e publicou diversos artigos, capítulos de livros e várias obras na sua área de investigação. Exerceu funções como chefe de gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros entre 2017 e 2019 e como assessora jurídica do Ministro dos Negócios Estrangeiros entre 2015 e 2017. No setor privado, foi advogada na Cuatrecasas entre 2007 e 2011.

Pedro Sereno

Pedro Sereno

Sessão | Legislação, políticas ambientais e justiça social

Engenheiro do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduado em Políticas Públicas pelo ISCTE, integra atualmente a equipa de Políticas, Regulação e Stakeholders de uma empresa do setor energético, onde é responsável pela gestão de financiamento europeu para projetos de transição energética. Ao longo do seu percurso, esteve fortemente envolvido em iniciativas de associativismo climático, académico, regional e cívico, com foco na transição energética justa, na ação climática e no empoderamento jovem. Participou como orador nas COP28 e COP29 e, em 2025, foi nomeado o primeiro representante jovem de Portugal nas Nações Unidas para o clima, tendo participado na COP30 como negociador jovem. É coordenador do Energy Working Group da YOUNGO, a juventude oficial da UNFCCC, IRENA I ACT Peer Educator e membro da Comissão de Cidadãos de Ambiente e Energia da iniciativa Comissões de Cidadãos, promovida pela associação cívica Os 230

Este site não utiliza cookies.